9 de Maio - Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Cajamar, realizada na segunda semana de abril, o vereador Tarcisio do Mercado, apresentou a Indicação nº 480/2025, solicitando ao prefeito Kauãn Berto a possibilidade de ampliar o número de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) nos bairros Jardim Muriano, Jurupari, Aldeia do Sol e Lago Azul.
A solicitação visa garantir que a população desses bairros, que frequentemente enfrenta desafios relacionados ao acesso à saúde, receba o acompanhamento e o suporte necessário para o cuidado de sua saúde preventiva. O trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde tem um papel fundamental no atendimento primário, promovendo educação em saúde, prevenção de doenças e fazendo o elo entre a comunidade e o sistema de saúde pública. “A presença dos Agentes Comunitários de Saúde é essencial para garantir que os moradores desses bairros recebam a atenção necessária, principalmente em áreas mais afastadas e de difícil acesso. Nosso objetivo é reforçar a rede de saúde no município, oferecendo mais segurança e cuidados aos cidadãos de Cajamar”, afirmou o vereador Tarcisio.
A proposta foi motivada pelas necessidades de reforçar o atendimento nas áreas mencionadas, que, segundo o vereador, ainda apresentam lacunas no serviço de saúde básica. A indicação busca dar continuidade ao trabalho da Secretaria Municipal de Saúde e fortalecer a presença dos profissionais nas comunidades mais necessitadas.
O vereador também ressaltou que, com a possível ampliação dos Agentes Comunitários de Saúde, será possível melhorar a qualidade de vida, aumentar o número de visitas domiciliares, facilitar o acesso a informações sobre campanhas de vacinação e promover uma melhor assistência para as famílias da cidade.
A Secretaria Municipal de Saúde e o prefeito Kauãn Berto serão responsáveis por analisar a viabilidade da sugestão apresentada, considerando a necessidade de mais profissionais para garantir o atendimento eficaz nos bairros mencionados.
Proposta visa garantir acolhimento e desenvolvimento infantil durante o recesso escolar, atendendo famílias que não têm com quem deixar os filhos.
Proposta apresentada por Lele Aprígio busca ampliar a inclusão e o acolhimento de pessoas neurodivergentes em escolas, unidades de saúde e outros espaços públicos de Cajamar.