Central de Notícias

Projeto de Lei de autoria da vereadora Izelda propõe protocolo para detecção de agressão sexual em espaços de lazer em Cajamar

O projeto visa estabelecer diretrizes para enfrentar e prevenir a agressão sexual em espaços públicos de lazer.

16 de Abril - Na 5ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Cajamar, foi apresentado o Projeto de Lei Nº 28/2024 pela vereadora Izelda. A proposta visa instituir no município um protocolo com um conjunto de ações destinadas a orientar espaços públicos e privados de lazer sobre como agir para detectar situações de agressão sexual e os procedimentos a serem adotados diante dos casos que ocorram em suas dependências.

O objetivo principal do projeto é criar diretrizes claras e específicas para lidar com casos de agressão sexual em locais de entretenimento e lazer, visando prevenir e combater esse tipo de violência. Segundo a vereadora Izelda, a iniciativa busca garantir a segurança e a integridade das pessoas que frequentam esses espaços, proporcionando um ambiente mais seguro e acolhedor para todos.

O protocolo proposto abrangerá tanto espaços públicos, como praças e parques, quanto espaços privados, como bares, restaurantes, clubes e estabelecimentos de entretenimento. Ele incluirá diretrizes para capacitar funcionários e colaboradores desses locais a identificar sinais de agressão sexual, orientações sobre como agir ao suspeitar de uma situação desse tipo e os procedimentos a serem seguidos para prestar apoio às vítimas e encaminhar o caso às autoridades competentes.

A vereadora Izelda ressaltou a importância de se criar mecanismos eficazes para prevenir e combater a violência sexual, especialmente em ambientes de lazer, onde as pessoas deveriam se sentir seguras e protegidas. Ela enfatizou que a implementação desse protocolo pode contribuir significativamente para a promoção de uma cultura de respeito, dignidade e igualdade de gênero em Cajamar.

O Projeto de Lei Nº 28/2024 será agora analisado pelas comissões pertinentes da Câmara Municipal e, caso seja aprovado, poderá se tornar uma importante ferramenta na proteção dos direitos das pessoas e no enfrentamento da violência sexual em espaços de lazer do município.






Leia Também

O requerimento teve como base a Indicação Nº 176/2021, que pleiteava a contemplação de iluminação na referida viela.

O vereador Adilson busca entender as informações importantes que devem ser incluídas nos laudos médicos de autismo.