30 de Maio - De acordo com um levantamento da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais), em nosso país, anualmente, são produzidos mais de 79 milhões de toneladas de resíduos. Desse montante, apenas 58,7% recebem o tratamento adequado.
O resultado do descarte, da coleta e do tratamento inadequado dos resíduos e dos rejeitos é uma das principais razões, hoje, da contaminação do solo e das águas, trazendo também uma série de doenças que afetam animais, a vegetação e os seres humanos.
Pensando em contribuir positivamente para o tratamento correto do lixo, e criar empreendedores no ramo de reciclagem, a vereadora Izelda (PL) apresentou a Indicação 302/2023, solicitando a Prefeitura de Cajamar que estude uma parceria com o Sebrae-SP, a fim de disponibilizar cursos ou workshop para futuros moradores ou empreendedores que queiram investir no mercado de reciclagem.
Segundo Izelda, o empreendedor que pensa em investir no trabalho de reciclagem seja criando uma Ong ou uma empresa, precisa de noções básicas que possibilite o investimento de forma rentável além de ajudar o meio ambiente local, pois a reciclagem é de grande importância para a sociedade.
Ainda de acordo com a vereadora Izelda, os cursos ou workshop também poderiam ser ministrados para o Poder Público, sociedade civil, associação de catadores, associações comunitárias, igrejas e comércio local, para que possam melhorar a qualidade de vida da população de Cajamar.
Esse ano o ato foi Realizado de Forma Virtual
A iniciativa é inspirada em medidas semelhantes já adotadas em São Paulo e em outras cidades do país