Central de Notícias

Câmara aprova prioridade de matrícula para filhos de mulher vítima de violência

Projeto de Lei de autoria do vereador Adilson Aparecido (Republicanos) seguirá para sanção do prefeito Danilo Joan (PSD)

14 de Abril - O Plenário da Câmara dos Vereadores de Cajamar aprovou nesta quarta-feira (12/abril) o Projeto de Lei 39/2023, de autoria do vereador Adilson Aparecido (Republicanos), concede prioridade de matrícula ou transferência dos dependentes da vítima em instituição de educação básica mais próxima de seu domicílio.

A comprovação dessa situação de violência será por meio da apresentação do boletim de ocorrência ou do processo de violência doméstica e familiar em curso.

Para o autor do projeto, o vereador Adilson, as mulheres vítimas de violência estão em uma situação vulnerável, muitas vezes precisam se afastar de seu agressor e “têm de procurar um trabalho em outra localidade, além de enfrentar o problema de encontrar vaga na escola para seus filhos”.

Segundo Adilson Aparecido, Adilson Aparecido, no caso de violência doméstica, a matrícula deve ser em instituição de ensino mais favorável à integridade física, psicológica e mental da mãe vítima de violência e de seus dependentes. "Se houver mudança de domicílio, o aluno deverá ser remanejado para vaga em outra instituição considerada adequada", afirmou o autor do projeto.

O projeto vai para avaliação do prefeito para sanção ou veto.

Leia Também

A iniciativa visa esclarecer a situação do terreno e explorar possíveis alternativas para aproveitá-lo em benefício da comunidade local.

O vereador questiona quais medidas o poder público está adotando em resposta às faltas recorrentes do médico pediatra.