12 de Fevereiro - O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) lançou no ano passado um novo site para que eleitores resolvam as pendências do título de eleitor de forma eletrônica. Com a pandemia do novo coronavírus e o fechamento dos cartórios eleitorais, a campanha é para que os eleitores não deixem de buscar a regularização do documento.
Pode utilizar o serviço quem já tem o título e jovens de 16 anos que queiram solicitar o documento pela primeira vez. Para ter acesso ao serviço o eleitor deverá consultar se possui débitos com a Justiça Eleitoral. Se possuir, deverá emitir boleto do débito e pagar no Banco do Brasil. Após o pagamento da multa, é necessário aguardar a identificação do pagamento pela Justiça Eleitoral.
Entre os serviços disponíveis no site criado pelo TSE para acesso remoto, está a emissão da primeira via do título, pedido de transferência de município, alteração de dados pessoais, alteração de local de votação justificada por necessidade de facilitação de mobilidade ou revisão para a regularização de inscrição cancelada.
É importante que o eleitor regularize o documento de votação pois pendências com o título poderão ocasionar que o cidadão fique impedido de votar. Além disso, quem teve o título cancelado fica impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargos públicos, fazer matrícula em universidades públicas, entre outras restrições. Por isso, aproveite o momento para regularizar suas pendências com a Justiça Eleitoral.
Para maiores informações sobre o atendimento remoto pelo Título Net acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral ou baixe o aplicativo e-Título.
Esse ano o ato foi Realizado de Forma Virtual
A iniciativa é inspirada em medidas semelhantes já adotadas em São Paulo e em outras cidades do país