Central de Notícias

Alunos da EMEB Antônio Pinto realizam Projeto Interdisciplinar na Câmara

O objetivo foi trocar ideias e apresentar argumentos com o tema Amazônia

15 de Outubro - A EMEB Antônio Pinto de Campos realizou na última sexta-feira (4), na Câmara Municipal, o Projeto Interdisciplinar "Jovens Debatedores", cujo objetivo foi trocar ideias e apresentar argumentos com o tema “Amazônia”.

O projeto consistiu na divisão das três salas em seis grupos (cada sala 2 grupos), cada um representaria um país membro da ONU, sendo: Brasil, Estados Unidos, Alemanha, França, Japão e Nações Indígenas (mesmo não sendo um país, pelo fato da sua importância e da problemática do tema), discutindo a responsabilidade dos países no processo de desmatamento não só na Amazônia, mas no restante do mundo.

Para se prepararem para a apresentação, durante o mês de setembro os alunos realizaram atividades voltadas para o tema, sendo realizados alguns treinos na escola até o dia da apresentação na Câmara. Participaram alunos de três salas com média de 38 alunos cada, objetivando o trabalho com a oralidade, pesquisa, trabalho em equipe, senso crítico e soluções de problemas.

"No projeto, os estudantes puderam construir um saber, reconhecendo sua estrutura predominantemente argumentativa, visto que debater não é simplesmente trocar opiniões, mas pensar e refletir sobre um tema importante para uma determinada comunidade, em um determinado contexto social, posicionando-se sobre ele, construindo argumentos que ajudem na defesa desse posicionamento e, sobretudo, contribua para que o interlocutor seja persuadido a crer no que está sendo dito" - disse Rafaela Soares Souza, professora de História da EMEB Antonio Pinto de Campos, idealizadora do projeto.

O trabalho também contou com a participação dos professores Marcos Cotrim, Almiria Márcia Prado e Jésus.

Leia Também

A proposta do vereador Pingo visa atender às necessidades da comunidade, garantindo o acesso facilitado a serviços de saúde essenciais e de qualidade.

A iniciativa visa atender às demandas da comunidade local e fortalecer as ações de proteção aos moradores dessas regiões.