Central de Notícias

Câmara pede contratação urgente de médicos na UPA de Jordanésia

Prefeita interina Dalete Oliveira reduziu de sete para quatro médicos por plantão na Unidade

17 de Abril - A Câmara dos Vereadores de Cajamar durante sessão realizada na noite de quarta-feira, 11 de Abril, pediu a contratação emergencial de novos médicos para UPA 24h de Jordanésia, e questionou a decisão arbitrária da prefeita interina Dalete Oliveira (PCdoB), de reduzir de sete para quatro, o número de médicos por plantão. A ação veio através do Requerimento 75/2018 da vereadora Izelda, que foi prontamente assinado e apoiado por todos os parlamentares.

“Por qual motivo foi reduzida quantidade de médicos nos plantões? Já que antes eram quatro médicos no período diurno e três no noturno? Inexplicavelmente foi reduzido para dois médicos o atendimento de cada plantão. Além disso, com a falta desses profissionais nos Postos de Saúde da Família (PSF), a demanda na UPA aumentou significativamente. Na situação agravante que se encontra os setores de saúde da cidade, com os PSF sem médicos, não teria que ser o inverso, aumentar o número desses profissionais na UPA, e não reduzir?”, questionou a vereadora Izelda.

“Com o grande aumento de pacientes que procuram atendimento na UPA, os médicos ficam sobrecarregados tanto fisicamente como emocionalmente, pois atualmente são atendidos em média mais de 100 pacientes por médico e, assim, prejudica a qualidade do atendimento e atenção devida à enfermidade de cada paciente, além de uma longa fila de espera. Levando em consideração todos esses fatos e as reclamações dos munícipes, pedimos a contratação desses plantonistas em caráter de urgência”, justificou a vereadora.

Leia Também

A iniciativa visa esclarecer a situação do terreno e explorar possíveis alternativas para aproveitá-lo em benefício da comunidade local.

O vereador questiona quais medidas o poder público está adotando em resposta às faltas recorrentes do médico pediatra.