Durante a 6ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Cajamar, realizada no dia 30 de abril de 2025, o vereador Lele Aprígio apresentou a Indicação nº 581/2025, sugerindo ao prefeito Kauan Berto que estude, junto à secretaria competente, a viabilidade de implantação de espaços neurossensoriais em equipamentos públicos municipais.
A proposta visa contemplar escolas, unidades de saúde, centros culturais e espaços de convivência, com a criação de ambientes adaptados para o acolhimento e suporte de pessoas neurodivergentes, como aquelas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Processamento Sensorial (TPS) e outras condições comportamentais.
Na justificativa, Lele Aprígio destacou que pessoas neurodivergentes enfrentam diariamente desafios em ambientes superestimulantes, que podem causar crises, ansiedade e desconforto físico e emocional. Os espaços neurossensoriais — também chamados de salas sensoriais ou salas de descompressão — são ambientes especialmente projetados com iluminação suave, sons controlados, texturas agradáveis e materiais terapêuticos, contribuindo para a regulação emocional e sensorial.
“A implantação desses espaços representa um avanço importante nas políticas públicas de inclusão, acolhimento e respeito à diversidade”, afirma o vereador, reforçando que a iniciativa está em consonância com a Lei Brasileira de Inclusão (Lei nº 13.146/2015) e com as diretrizes de acessibilidade universal.
Vereador Lele Aprígio propõe implantação de espaços neurossensoriais em equipamentos públicos de Cajamar
Proposta apresentada por Lele Aprígio busca ampliar a inclusão e o acolhimento de pessoas neurodivergentes em escolas, unidades de saúde e outros espaços públicos de Cajamar.
Leia Também
Lele Aprígio cobra políticas inclusivas para pessoas com deficiência em situações de emergência
Entre os pontos abordados, o vereador destaca a importância de um planejamento específico que considere as diferentes necessidades de pessoas com deficiência
Flávio Comajo cobra ampliação de políticas públicas voltadas às mulheres em Cajamar
Necessidade é ral baseando-se no aumento dos casos de agressão às mulheres em todo o Brasil