Central de Notícias

Vereador Clebinho propõe Ponto Legal para transporte escolar seguro em Cajamar

A iniciativa visa garantir a segurança dos alunos durante o trajeto escolar e reconhece a necessidade de promover a acessibilidade para todos os cidadãos.

18 de Março - O vereador e presidente da Câmara Municipal de Cajamar, Clebinho, apresentou na 3ª sessão ordinária a Indicação nº 238/2024, na qual solicita à prefeitura local a realização de um estudo junto às secretarias competentes para viabilizar o programa "Ponto Legal". Essa iniciativa visa garantir a segurança dos alunos durante o trajeto escolar e reconhece a necessidade de promover a acessibilidade para todos os cidadãos, incluindo pessoas com deficiência.

Em sua justificativa, Clebinho destacou diversas medidas propostas dentro do programa "Ponto Legal", com foco na instalação de placas informativas nos pontos de ônibus escolares. Essas placas terão como objetivo orientar sobre os locais de embarque e desembarque dos alunos, servindo como guias visuais tanto para os estudantes quanto para os motoristas, contribuindo assim para a segurança durante esses momentos fundamentais.

Além disso, o programa também prevê a implementação de medidas de acessibilidade nos pontos de ônibus, garantindo que todos os cidadãos, independentemente de suas condições físicas, tenham acesso ao transporte escolar de maneira inclusiva. Isso inclui a instalação de rampas de acesso para cadeirantes, sinalização tátil para pessoas com deficiência visual e outras adaptações necessárias para garantir a acessibilidade plena.

Em suas palavras, Clebinho enfatizou: "Acreditamos que a execução dessas medidas não apenas proporcionará maior segurança aos alunos, mas também promoverá a inclusão e a acessibilidade em nossa comunidade, alinhando-se aos princípios de uma cidade mais justa e igualitária".

Agora, o vereador aguarda que o Executivo Municipal avalie cuidadosamente essa proposta e, se possível, elabore um plano de ação para a implementação do programa Ponto Legal.

Leia Também

O requerimento teve como base a Indicação Nº 176/2021, que pleiteava a contemplação de iluminação na referida viela.

O vereador Adilson busca entender as informações importantes que devem ser incluídas nos laudos médicos de autismo.