Central de Notícias

Adriano Tica propõe campanha para descobrir de maneira precoce o câncer infantojuvenil

O texto foi apresentado para leitura e irá tramitar nas comissões competentes da Casa para ser votado pelo plenário.

11 de Setembro - Para prevenir de forma precoce o câncer infantojuvenil, o vereador Adriano Tica (foto), apresentou um projeto de lei que institui a campanha “Setembro Dourado” no calendário oficial de datas e eventos de Cajamar.

O texto foi apresentado para leitura e irá tramitar nas comissões competentes da Casa para ser votado pelo plenário.

De acordo com a matéria de autoria do vereador Adriano Tica, o chamado “Setembro Dourado” tem como objetivo principal promover ações que destaquem a importância do diagnóstico precoce de câncer infantojuvenil.

Na prática, o evento preventivo consistirá em palestras e seminários para conscientizar, orientar e alertar a população em geral sobre a descoberta antecipada da doença.

Além disso, o projeto de lei prevê que a campanha sirva ainda para aumentar a divulgação e exposição do tema, por meio físico e digital, detalhando assim os tipos mais frequentes do câncer em crianças e adolescentes, bem como os respectivos sinais e sintomas da enfermidade. A proposta pretende incentivar ainda a realização de exames para investigação de possíveis casos de câncer infanto-juvenil.

A campanha “Setembro Dourado” terá como símbolo um laço de fita na aludida cor que será usado durante todo o mês mencionado na divulgação do evento.

No Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), de 2020 a 2022, está sendo estimado o registro de 8.460 casos da doença em crianças e adolescentes.

Ainda, de acordo com o órgão, das 4.310 descobertas atingem as do sexo masculino e 4.150 do feminino.

Segundo o vereador Adriano Tica, autor do projeto de lei, "é fundamental que a sociedade esteja ciente da importância da detecção precoce do câncer infantojuvenil e das ações de prevenção que podem salvar vidas. A Campanha Setembro Dourado será uma oportunidade para unir esforços e promover a solidariedade em nossa comunidade", declarou o parlamentar.

Leia Também

Esse ano o ato foi Realizado de Forma Virtual

A iniciativa é inspirada em medidas semelhantes já adotadas em São Paulo e em outras cidades do país