Central de Notícias

Vereadora Izelda busca tornar Cajamar mais acessível para pessoas com deficiência visual

A proposta da vereadora Izelda tem como principal foco melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão de pessoas com deficiência visual na rotina da cidade.

4 de Agosto - Em sessão ordinária da Câmara Municipal de Cajamar, realizada recentemente, a vereadora Izelda apresentou o requerimento nº 132/2023, propondo medidas que visam tornar a cidade mais acessível e inclusiva para pessoas com deficiência visual. A iniciativa visa a instalação de mapas táteis nos parques municipais, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Estratégias de Saúde da Família (ESF) e escolas, com o objetivo de facilitar a orientação espacial desses cidadãos e proporcionar uma comunicação efetiva de forma clara e tangível.

A proposta da vereadora Izelda tem como principal foco melhorar a qualidade de vida e promover a inclusão de pessoas com deficiência visual na rotina da cidade. Através da instalação de mapas táteis em locais estratégicos, como parques, unidades de saúde e escolas, busca-se garantir que esses cidadãos tenham maior autonomia e independência para se deslocar e interagir em espaços públicos.

Os mapas táteis são recursos eficazes para auxiliar pessoas com deficiência visual, fornecendo informações táteis sobre a disposição dos ambientes e a localização de pontos importantes, como entradas, saídas, serviços e áreas de interesse. Essas representações em relevo permitem que os usuários possam explorar o espaço de forma mais segura e autônoma, facilitando sua interação com o entorno e possibilitando uma melhor compreensão do ambiente em que se encontram.

A vereadora Izelda ressaltou a importância da iniciativa e destacou o impacto positivo que essas ações podem ter na vida dos cidadãos com deficiência visual: "A acessibilidade é um direito fundamental, e nossa proposta busca assegurar que as pessoas com deficiência visual tenham condições de se locomover e interagir com segurança e autonomia em nossa cidade. Além disso, a instalação de mapas táteis é uma forma de promover a inclusão social e garantir que todos tenham acesso aos espaços públicos de forma plena e digna."

Leia Também

O requerimento teve como base a Indicação Nº 176/2021, que pleiteava a contemplação de iluminação na referida viela.

O vereador Adilson busca entender as informações importantes que devem ser incluídas nos laudos médicos de autismo.