Central de Notícias

Alunos do ensino fundamental visitam a Câmara de Cajamar

Alunos do ensino fundamental visitam a Câmara de Cajamar através do projeto da Escola do Legislativo

10 de Maio - A Câmara Municipal de Cajamar recebeu na última sexta-feira(5/maio) a visita de 11 alunos da 4ª série do ensino fundamental da Escola Municipal Veneranda de Freitas Pinto, do bairro Vila Nova em Cajamar-Centro.

Crianças, professores e vereadores consideraram a experiência positiva e importante para a formação política dos jovens cidadãos.

No início da programação, as crianças participaram da apresentação de um vídeo institucional organizada pela Escola do Legislativo em que aprenderam sobre a divisão de poderes, o papel do Legislativo, sua função de fiscalizar e cobrar o Executivo e as formas de participação da sociedade no processo político.

O encontro contou com a participação do presidente da Câmara, vereador Clebinho (PSD) e vereador Mané do América (PP). Clebinho explicou aos estudantes como são criados os projetos de lei e como se dá sua tramitação até a transformação em lei municipal. Ele também falou sobre as funções e o trabalho dos vereadores e respondeu a perguntas das crianças, como “o que uma pessoa tem de ser para se tornar vereador? ”

A visita dos alunos à Câmara também foi recepcionada pela diretora da Escola do Legislativo, Maira Correa e pelo coordenador Venilton Assis dos Santos.

Após assistirem o vídeo, os estudantes foram conduzidos ao Plenário Waldomiro dos Santos, onde tiveram a oportunidade de conhecer o local de atuação dos vereadores durante as sessões realizadas pelo Poder Legislativo.

“Mais do que conhecer a sede e o funcionamento do Legislativo, a visita dos alunos da Rede Municipal de ensino ajuda a promover a conscientização sobre a importância da participação política”, destacou o vereador e presidente da Câmara Clebinho. “É muito positivo que, desde criança, o cidadão saiba que pode e deve participar das decisões que afetam sua vida e de sua comunidade”, completou.

Alunos no Legislativo

Promovido pela Escola do Legislativo de Cajamar, o projeto de visitação a Câmara é aberto a qualquer pessoa, grupo ou entidade, como escolas, ONGs e associações comunitárias, interessada em conhecer o Legislativo Municipal.

As visitas orientadas apresentam aos participantes a Casa e sua estrutura funcional, além de informações sobre o Poder Legislativo, o papel do vereador e as formas de participação dos cidadãos, com o objetivo de promover a aproximação da sociedade com a instituição. Mais informações podem ser adquiridas acessando o site: https://escola.cmdc.sp.gov.br/

Leia Também

Confira algumas das indicações que serão debatidas na 4ª sessão ordinária da Câmara, nesta quarta-feira (27).

Veja algumas das propostas que serão discutidas na 4ª Sessão Ordinária da Câmara