Central de Notícias

Clebinho quer prioridade no atendimento para portadores de fibromialgia

Projeto foi aprovado e encaminhado ao Poder Executivo para que a lei seja sancionada

30 de Março - Os vereadores da Câmara de Cajamar votaram nesta quarta-feira (29) o Projeto de Lei nº 48/2022, que garante atendimento prioritário em filas para portadores de fibromialgia durante a 4ª Sessão Ordinária. A iniciativa é do vereador e presidente da Câmara, Clebinho (PSD) e prioriza o atendimento dessas pessoas em órgãos públicos e empresas privadas.

O Projeto de Lei segue ao Poder Executivo para que a lei seja sancionada no município.

A fibromialgia é uma síndrome clínica crônica que afeta o sistema nervoso central e periférico, caracterizada principalmente por dor musculoesquelética difusa e crônica, fadiga, sono não reparador, rigidez matinal, dor de cabeça, formigamento ou dormência nas extremidades, sensibilidade ao toque e alterações no humor e cognição.

Apesar de ainda não haver uma causa conhecida para a fibromialgia, acredita-se que fatores genéticos, ambientais e psicológicos possam contribuir para o seu desenvolvimento. O diagnóstico é baseado em critérios clínicos e não há um teste laboratorial específico para confirmar a doença.

O tratamento da fibromialgia envolve uma abordagem multidisciplinar que inclui medicamentos para alívio da dor e outros sintomas, terapia ocupacional, fisioterapia, exercícios físicos, psicoterapia e mudanças no estilo de vida.

Leia Também

A iniciativa visa esclarecer a situação do terreno e explorar possíveis alternativas para aproveitá-lo em benefício da comunidade local.

O vereador questiona quais medidas o poder público está adotando em resposta às faltas recorrentes do médico pediatra.