Proposituras

Acompanhe aqui toda propositura apresentada pelos vereadores em Sessão na Câmara Municipal de Cajamar

Prezados cidadãos e membros desta estimada casa de leis, É com grande honra e satisfação que nós, vereadores Cleber Candido Siva (Clebinho) e Jefferson Rodrigo de Oliveira (Pingo), no uso de minha atribuição e em conformidade com as disposições regimentais dessa casa de leis, apresento a MOÇÃO DE APLAUSOS ao ilustrissimo GCM Machado, cuja trajetória profissional e pessoal merece nosso reconhecimento e admiração. Eduardo Henrique Machado Gomes (GCM Machado), nasceu em 05 de junho de 1995, é filho de Fernanda Bereguel Machado Gomes e Josafá Sérgio Gomes e noivo de Letícia Coraine. Ingressou na Força Aérea Brasileira na 1º turma de 2014 onde serviu na sessão de investigação e prevenção de acidentes aeronáuticos durante 8 anos, passando pelas patentes de soldado de 2º classe, soldado de 1º classe e Cabo; Após sair da FAB dedicou-se e passou no concurso da GCM Cajamar, onde em abril de 2023 tomou posse e assim temos a honra de tê-lo como parte de nosso efetivo. Ocorre que dia 06 de junho, o GCM Machado realizou um ato heroico ao salvar a vida de um bebê que, após sofrer uma convulsão, parou de respirar. Durante o incidente, os pais do bebê estavam utilizando transporte público quando a criança começou a ter convulsões. Reconhecendo a urgência da situação, o motorista do transporte público, ciente da presença de guardas civis municipais em plantão nas escolas de Cajamar, dirigiu-se rapidamente à EMEB Vereador Realino. Lá, buscaram a ajuda do GCM Machado, que prontamente iniciou os procedimentos de reanimação necessários. Graças à rápida e eficiente intervenção do GCM Machado, a criança voltou a respirar, permitindo que fosse encaminhada ao pronto-socorro para receber o devido atendimento médico. Este ato de coragem e profissionalismo. demonstrado pelo GCM Machado foi essencial para salvar a vida do bebê e merece ser reconhecido e aplaudido por todos.

Apresentamos para apreciação deste Egrégio Plenário, observadas as formalidades regimentais, a presente MOÇÃO DE APLAUSOS e reconhecimento as equipes que saíram de Cajamar para o Estado do Rio Grande do Sul contribuindo ativamente com as operações de socorro e resgate na região. Reconhecimento aos servidores do Fundo Social de Solidariedade, e a todos os envolvidos que voluntariamente ajudaram e colaboraram direta ou indiretamente nos trabalhos de ajuda nessa causa. Agradecemos imensamente ao Prefeito Danilo Machado Barbosa e a Presidente do Fundo Social de Solidariedade Nadja Haddad pela prontidão e sensibilidade em atender a essa necessidade emergencial demonstrando um compromisso inabalável com a solidariedade e a assistência humanitária. CONSIDERANDO que o atual cenário do Rio Grande do Sul é de calamidade. As fortes chuvas que atingiram o Estado no último mês de maio provocaram uma inundação de proporções gigantescas, naquela que pode ser considerada a maior catástrofe ambiental do Sul do Brasil. Ao todo foram afetados 445 municípios, deixando mais de 77 mil pessoas desabrigadas e quase 550 mil desalojadas, até o momento 88.666 pessoas foram resgatadas. O número de óbitos já ultrapassou 147 pessoas, além de também haver 94 desaparecidos (números atualizados em 18/05/2024, tendo como base levantamento feito pela Agência Brasil de Comunicação). CONSIDERANDO que em solidariedade aos desabrigados do Rio Grande do Sul, a Prefeitura de Cajamar disponibilizou: 08 agentes da Defesa Civil.5 agentes da Guarda Municipal, enfermeiros e 02 medicas veterinárias. Além disso, foram enviadas quatro viaturas, bote, uma UTI móvel e uma ambulância PET, para auxiliar as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. CONSIDERANDO que durante este período de desafios e adversidades, essas equipes demostraram bravura, solidariedade e um compromisso inabalável com o bem estar dos cidadãos e animais afetados pelas inundações, Os esforços heroicos, a dedicação incansável e a generosidade demonstrada por cada membro dessas equipes são verdadeiros exemplos de altruísmo e serviço público. Suas ações foram fundamentais para salvar vidas, oferecer assistência emergencial e trazer esperanças a essas pessoas e animais que estão enfrentando momentos de grande dificuldade.

Documento Respondido! Vsualizar a Resposta
Documento Respondido! Vsualizar a Resposta

O vereador infra-assinado e subscrito pelos demais vereadores, no uso de suas atribuições e de conformidade com as disposições regimentais, submete à consideração do Colendo Plenário, a presente “MOÇAO DE APLAUSOS” aos ilustríssimos PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE CAJAMAR. CONSIDERANDO que a arte de ensinar requer o maior Dom que Deus possa entregar e confiar ao homem sobre esta terra. como diz em seu próprio Evangelho em Provérbios cap. 22 vs. 6 “Ensina o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele”. Considerando que a profissão de professor no Brasil já era enaltecido desde a época do império, sendo mencionado pelo Rei Dom Pedro lI com a seguinte frase: “Se não fosse imperado desejaria ser professor. Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir as inteligências jovens e preparar os homens do futuro”. CONSIDERANDO que aos professores são confiados crianças, adolescentes e adultos para que possam ensinar o que aprenderam com seus mestres, sendo que muitos ainda acrescentam conhecimentos da experiência vividos em sua vida, um ciclo interminável| de geração a geração. CONSIDERANDO que nos dias de hoje com as novas tecnologias. internet e outros veículos eletrônicos de ensinamentos e aprendizagens onde tentam substituir os professores. Mas não conseguiram, pois não são capazes de germinar ideias e sugestões e principalmente o carinho e amor pela profissão a qual foram confiados a exercerem de forma digna. CONSIDERANDO que Cajamar conta com um Corpo Docente de grande repercussão e de aprovação municipal onde a participação dos professores é exemplar, para que possam desenvolver o melhor trabalho de ensino. Onde esta Casa de Lei reconhece que o caminho a percorrido é árduo, mas que tem dados frutos e semeado uma geração de boa qualificação em educação aos jovens Camajarenses.