Central de Notícias

Adilson Aparecido propõe projeto de lei para proteger idosos contra fraudes eletrônicas

A iniciativa do vereador demonstra uma preocupação com a crescente incidência de fraudes e golpes que afetam, em grande parte, a parcela idosa da população.

23 de Outubro - Na 14ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Cajamar, o vereador Adilson Aparecido apresentou um projeto de lei que visa proteger os idosos do município contra fraudes e golpes praticados por meios eletrônicos e pela internet. O Projeto de Lei nº 99/2023 propõe a instituição da "Semana de Orientação aos Idosos contra Fraudes e Golpes Praticados por Meios Eletrônicos e Pela Internet."

A iniciativa do vereador demonstra uma preocupação com a crescente incidência de fraudes e golpes que afetam, em grande parte, a parcela idosa da população. Com o avanço da tecnologia e a crescente dependência de dispositivos eletrônicos e da internet, os idosos tornaram-se alvos fáceis para fraudadores que se aproveitam de sua falta de familiaridade com as novas tecnologias.

O objetivo da "Semana de Orientação aos Idosos" é oferecer informações, recursos e diretrizes para que os idosos possam se proteger contra tentativas de golpes e fraudes virtuais. Durante essa semana, serão realizadas palestras, workshops e atividades educacionais que abordarão os perigos existentes na internet, como e-mails falsos, ligações telefônicas fraudulentas e outros golpes cibernéticos.

Além disso, a proposta do projeto de lei também incentiva a parceria entre órgãos governamentais, instituições de ensino, empresas de tecnologia e organizações não governamentais para colaborar na promoção de uma cultura de segurança digital para os idosos.

O vereador Adilson Aparecido ressaltou a importância de proteger essa parcela da população: "Os idosos são frequentemente alvos de golpes eletrônicos, e é nossa responsabilidade garantir que eles estejam bem informados e preparados para se proteger. Essa semana de orientação é um passo importante na direção de uma Cajamar mais segura para todos os nossos cidadãos."

O Projeto de Lei nº 99/2023 passará por análise e discussão na Câmara Municipal antes de ser votado. Caso aprovado, poderá se tornar uma importante ferramenta para a proteção dos idosos de Cajamar contra fraudes eletrônicas.

Leia Também

Esse ano o ato foi Realizado de Forma Virtual

A iniciativa é inspirada em medidas semelhantes já adotadas em São Paulo e em outras cidades do país